Matéria veiculada no Jornal Luxor em Dezembro de 2017

 
Abaixo segue texto na íntegra, pois a visualização do mesmo torna-se praticamente impossível em virtude do tamanho da letra.
Nesta matéria, veiculada no mês de dezembro pelo jornal Luxor, os sócios-proprietários do Monet Residencial respondem a perguntas feitas pelos jornalistas.

UM NOVO CONCEITO DE APARTAMENTO DE ALTO PADRÃO CONQUISTA PIRACICABA .

As empresas atuantes na cadeia produtiva do setor de construção, principalmente as voltadas para o mercado de alto padrão, são obrigadas a se reinventar, visando atender um público cada vez mais exigente, tanto no que diz respeito ao projeto, à qualidade de execução e de acabamento da obra.
Arquitetura tem o profundo poder sobre nossas emoções. E não se trata apenas daquela sensação de enlevo estético que experimentamos quando observamos uma construção que nos agrada.
A excelência na escolha dos materiais, no acabamento e a distribuição dos espaços, contribuem para ampliar essa sensação. Pensando nisso, a Nova Gaia trouxe um conceito novo para Monet Residencial.
Objetivo final é o de proporcionar um local com privacidade, praticidade, harmonia e beleza, para que seus moradores sintam-se bem, quer seja na área privativa como também nas áreas comuns.
Espaços bem aproveitados e organizados são as verdadeiras joias de um empreendimento. Tornam a convivência mais fácil e agradável.
Também é importante o nível de preocupação com meio ambiente, desde a execução da obra até a utilização desses espaços. Sustentabilidade, acessibilidade e qualidade de vida são as palavras-chave para quem quer morar bem.
Esses temas foram amplamente discutidos entre os sócios-diretores/proprietários da Nova Gaia, que estão construindo o Monet Residencial em Piracicaba.

COMO SE DESTACAR NO MERCADO IMOBILIÁRIO DE ALTÍSSIMO PADRÃO?
O bem estar, a privacidade, o bom gosto e a praticidade são cada vez mais importantes. Assim, a separação da área do apartamento em ambiente social, ambiente íntimo e de serviços, acrescentando ventilação e luz natural, redução dos ruídos internos e dos vizinhos propiciam entregar empreendimentos com grandes diferenciais, pois as formas externas dos prédios e suas dimensões internas podem ser fatores decisivos na escolha de um imóvel.
Opções de uso dos ambientes também são importantes, como por exemplo, a varanda gourmet que pode ser integrada totalmente ao living, com portas que se abrem totalmente para um dos lados, propiciando uma integração ampla e completa. Sofisticação e cuidado em cada detalhe!
Já na área comum, a acessibilidade é um dos fatores que devem ser levados em consideração, e não apenas para PNE(Pessoas com Necessidades Especiais), como também para crianças e pessoas com idade mais avançada. A circulação e distribuição desses ambientes é o que propicia uma praticidade muito maior e que merece aqui ser ressaltada. Exemplo: Salão de Festas, Salão Gourmet e Churrasqueira devem estar integrados, porém a sua utilização poderá ser simultânea ou não.
Esta analise inicia-se com o estudo do projeto, e, para tanto o entendimento das pessoas envolvidas deve estar alinhado, principalmente do arquiteto. Nós tivemos uma enorme felicidade com optamos pela parceria com Paulo Bellato, comentou Felipe Augusto, um dos sócios do empreendimento.

EM ALGUMAS OPORTUNIDADES E TAMBÉM NA PUBLICIDADE VOCÊS MENCIONAM DIFERENCIAIS. EXPLIQUEM COM MAIS DETALHES.
Nossa empresa foi criada para construção e reforma de imóveis para uso próprio. Dessa forma, com o crescimento da mesma, mantivemos como um dos pilares, construirmos como se fosse para o nosso uso. Assim, a preocupação com a definição do projeto, a execução da estrutura e acabamento a ser utilizado é constante.
O respeito para com todos, principalmente para com os compradores, e o cuidado com a escolha dos materiais utilizados, tanto aqueles que são aparentes, como os demais igualmente importantes na execução de uma obra são nossas preocupações frequentes, afirma Lúcia, uma das sócias-proprietárias.
Temos como premissa utilizar acabamentos de primeira linha, como pisos e revestimentos de grande formato, que são tendências e sonho de consumo da maioria dos interessados.
Assim, nossos cliente não entrarão para o prédio quebrando pisos, revestimentos, trocando portas, louças, metais, pois irão deparar com tudo o que há de moderno, qualidade e bom gosto. Isso deve ser levado em conta no momento da aquisição, pois muitas construtoras oferecem materiais que inevitavelmente serão trocados, pois não condizem com o que chamamos de “Alto Padrão”. Isso gera muita economia, satisfação e tranquilidade para quem compra.
Outro diferencial que fazemos questão de manter, continua Lúcia, são as parcerias que realizamos em todas as obras. No caso do Monet, podem ser mencionados: Eliane Revestimentos Cerâmicos, Estilo Único, 1ª Linha, Pedras Gomes, Deca, Votorantim, Madel, Armec, Sil, Coberplan, TyssenKrupp dentre outros. Não podemos esquecer dos parceiros prestadores de serviços, cuja seleção e escolha são feitas de forma criteriosa, em função da capacitação profissional. É isso que mantem nossa credibilidade e inidoneidade no mercado.

POR QUE VOCÊS OPTARAM POR VAGAS E DEPÓSITOS DEMARCADOS?
Como já mencionamos, um dos nossos principais objetivos é o da satisfação de nossos clientes. Sabendo que os primeiros desentendimentos após a entrega do apartamento ocorrem com a definição das vagas, optamos por evitar esses conflitos. O proprietário saberá com antecedência o local das vagas e do respectivo depósito.
Essas demarcações já constam na Matrícula do Registro de Incorporação do Cartório de Imóveis de Piracicaba, afirma Fábio Alexandre.
Outra preocupação que tivemos, foi dividir o espaço entre 44 famílias de maneira uniforme e igualitária, por isso é que optamos por 44 apartamentos tipo, sem cobertura. Assim, todas as famílias terão o mesmo direito sobre as áreas comuns, pagando a mesma quantia. Muitos desentendimentos serão evitados, pois quando há mais de uma torre com diversos tamanhos de plantas, existe uma discussão muito acirrada do que se refere a: “Quem tem mais direito?”.

VIVER EM HARMONIA É TER MAIS QUALIDADE DE VIDA, AFIRMA JOÃO BATISTA.

QUAIS AS PREOCUPAÇÕES QUE VOCÊS TEM COM O MEIO AMBIENTE?
Como pessoas que prezam pelo bem estar de todos, defendemos indubitavelmente a proteção ao meio ambiente.
O cuidado com a agressão ao mesmo, não deve ser simplesmente uma ação de marketing, mas tratar-se da consciência que cada cidadão deve carregar consigo.
Em nossas obras, temos o cuidado de controlar desperdícios, fazer substituição de materiais, como por exemplo: Escoramentos de madeira por escoramentos metálicos e no caso especificam da madeira, atentar para sua procedência. Utilizar conscientemente a energia, fazer o reaproveitamento da água, o descarte adequado de resíduos como: Papelão, plástico, massa, madeira, para que nossos terceiros cumpram essas práticas, a fim de estarem alinhados conosco, comentou Felipe Augusto.
“EM NOSSAS OBRAS TEMOS O CUIDADO DE CONTROLAR DESPERDÍCIOS”.

COMENTA-SE A VELOCIDADE DA OBRA, OU SEJA, A RAPIDEZ. POR QUE VOCÊS ADOTARAM ESTA ESTRATÉGIA?
Esse é o nosso jeito de gestão. Sem comprometer a qualidade de execução, é possível adotar alguns processos e frentes de trabalho em paralelo, visando administrar o tempo da obra.

DESDE QUE ASSUMIMOS 100% O EMPREENDIMENTO, INTRODUZIMOS NOSSO MÉTODO DE GESTÃO, E ASSIM CONSEGUIREMOS MANTER O RITMO DE CONSTRUÇÃO E ENTREGAR O EMPREENDIMENTO EM JULHO/2018.
O cronograma de execução está atrelado ao fluxo financeiro, e nos conseguimos compatibilizar esses fluxos, tanto que hoje atingimos 86% de execução. Apesar da construtora ter tido a aprovação do Plano Empresário pelos bancos, o mesmo não foi utilizado em função de recursos próprios e outros oriundos da comercialização de unidades. Isso significa que quando da entrega das chaves e do respectivo pagamento, a escritura poderá ser feita imediatamente, pois não existe hipoteca sobre o imóvel. Afirmou João Batista.
Em complemento, Fábio Alexandre, também sócio, ressaltou que por ser uma empresa familiar, e os sócios-proprietários estarem no dia a dia dos negócios, as tomadas de decisão são muito ágeis, gerando com isso um impacto direto no cronograma de obras.

POR QUE AGORA FOI LANÇADA A VENDA COM TABELA DIRETA DA CONSTRUTORA?
Quando falamos de transparência com os parceiros, compradores, em fim, com o mercado, não é apenas um discurso, nós do grupo não abrimos mão deste principio.
No inicio do empreendimento, consideramos que era importante termos um financiamento aprovado por um banco de primeira linha, pois éramos desconhecidos em Piracicaba e queríamos passar credibilidade desde então.

86% DE OBRA EXECUTADA
Com 86% de obras executadas, considerando a situação econômica do país, que não temos necessidade dessa fonte de recursos para terminarmos o empreendimento, que as taxas de juros para aplicação no mercado financeiro foram reduzidas significativamente “SELIC atual de 7,50a.a”, mas que nos financiamentos essa redução ainda não foi aplicada, entendemos que era a hora de lançarmos a Tabela Direta, até porque não há mais nenhum contrato de Plano Empresário em vigor. Esclarece João Batista.

POR QUE VOCÊS DECIDIRAM POR UM EMPREENDIMENTO DE ALTO PADRÃO EM PIRACICABA?
Quando da busca por uma cidade, ficamos encantados com Piracicaba, tanto pela qualidade de vida quanto pelo potencial econômico do município.
Tudo o que havíamos estudado foi confirmado pelas pesquisas que realizamos na época, ressalta Felipe Augusto.

POR QUE SPE E PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO?
Uma das nossas preocupações constantes é a transparência no relacionamento com os profissionais parceiros, fornecedores, clientes e mercado como um todo. Por isso é que construímos uma SPE, ou seja, uma empresa que tem como objetivo, construir somente esse empreendimento. Legalmente não pode haver mais de um empreendimento na mesma SPE.
Também constituímos o Patrimônio de Afetação, que é a garantia de que os recursos dos compradores somente poderão ser utilizados na execução dessa obra. De forma resumida, podemos dizer que a construtora e investidores somente poderão ter a distribuição de lucros após a entrega do empreendimento, mencionou Fábio Alexandre.